Você vai transformar sua vida, eles dizem. É a maneira mais poderosa de eliminar o estresse, ou pelo menos foi o que nos disseram. No entanto, quando você realmente se senta e se afasta do mundo, você encontra outro igualmente indisciplinado por dentro.

Pode se manifestar como surtos de energia ou necessidade de estimulação. Muitas vezes, são bolhas de trauma esquecido flutuando para a superfície, ou obsessões que pensávamos ter esquecido há muito tempo.

Todo mundo passa por isso. Alguns têm motivação, força de caráter e instrução para lidar habilmente com o pilates, mas a maioria de nós inevitavelmente desmaia em um ponto ou outro e desiste da intensidade de nossa prática.

Especialmente se nos sentarmos sem um objetivo claro e emergirmos de nossas almofadas apenas para retornar aos mesmos padrões de comportamento que paralisaram nossas mentes em primeiro lugar.

Isso levanta a questão – o que realmente é meditação, e por que somos tão ruins nisso?

O que é realmente para -vs.- O que precisamos dele

Há um número infinito de coisas que você pode fazer mentalmente com os beneficios do pilates.

Naturalmente, as possibilidades de “meditação” tornam-se igualmente vastas. Dizer “Vou meditar” tem quase a mesma especificidade que dizer “Vou praticar esportes”. Não nos diz nada prático além de uma ideia geral do que está acontecendo.

É por isso que é tão fácil ficar confuso e desviado sobre a prática de meditação, especialmente se você não está seguindo uma tradição contemplativa específica que fornece instruções e conselhos em cada turno.

Pode ser útil pelo menos definir a palavra antes de prosseguirmos.

Pensar profundamente ou focar a mente por um período de tempo, em silêncio ou com a ajuda de cânticos, para fins religiosos ou espirituais ou como método de relaxamento. (Fonte: Oxford)

A própria palavra vem do latim meditari que significa pensar, contemplar ou ponderar.

A palavra sânscrita para isso, bhavana, significa cultivar ou experimentar (intencionalmente). O tibetano usa gom, que significa familiarizar-se com.

Você deve ter notado que muito da meditação moderna não vem do cristianismo contemplativo ou da prática hindu de austeridades iogues; é derivado em grande parte do apelo empírico do budismo.

pilates, beneficios do pilates

Nessa tradição, uma variedade de contemplação discursiva conceitual é feita em primeiro lugar para preparar a psique do aluno para quaisquer desafios, bem como fortalecer sua motivação e zelo de uma forma saudável e harmoniosa.

Isso inclui aceitar profundamente a oportunidade preciosa de buscar o desenvolvimento espiritual e a realidade de causa e efeito (karma) continuando além de nossa encarnação atual.

Sem esse contexto, práticas como a meditação da atenção plena tornam-se nada mais do que tarefas domésticas. Torna-se algo que você se “força” a fazer, porque você quer extrair todos os seus benefícios de redução do estresse, até que o trauma desenterrado o faça correr de volta para o que quer que tenha causado a necessidade de meditar em primeiro lugar.

É como se tivéssemos sugado o coração e a alma de uma tradição de 2.500 anos louvada por sua capacidade de produzir santos vivos através de culturas e períodos de tempo, apenas para ficarmos com práticas áridas que nem mesmo cumprem o que originalmente prometeram: acordar até a realidade.

No Tibete, os únicos monges que meditam seriamente são praticantes espirituais de alto nível, indo para os estágios finais do caminho. Todos os demais realizam orações, contemplações discursivas, tarefas conscientes, estudo profundo das escrituras, debates, recitação de mantras e criação de obras de arte devocionais como métodos potenciais de preparação para uma prática perfeita de meditação.

Eles se purificam tanto quanto possível, usando todas as técnicas adequadas para eles. A ideia é liberar parte de seu apego crônico e obsessivo a ideias, comportamentos compulsivos, prazeres sensoriais, atitudes complacentes e emoções aflitivas.

Eles não perdem tempo se forçando a fazer algo para o qual não estão prontos.

Nossas necessidades são realmente as mesmas desses monges porque somos todos humanos. O condicionamento cultural não muda o fato de que carregamos a mesma infraestrutura psicológica e tendências aflitivas, vida após vida.

O Buda disse que os quatro fundamentos da atenção plena são, na verdade, o caminho direto para o despertar: ancorar nossa consciência no corpo, estabilizar nossa consciência em relação aos sentimentos, observar objetivamente a esfera dos eventos mentais e discernir causa e efeito entre essas camadas do ser.

A chave aqui é que algo aparentemente simples pode realmente ser desenvolvido e aperfeiçoado a tal ponto que causa uma transformação irreversível em nós.

O potencial disso vai muito além de apenas uma prática diária de redução do estresse. Por mais secular e universal que pareça, o conhecimento e a oportunidade de realizar mudanças profundas em você mesmo é uma oportunidade sagrada.

É hora de começarmos a tratá-lo como tal – primeiro nos preparando para receber sua potência total.

Meditando = Aprendendo a Meditar

Tecnicamente falando, nenhuma das definições que listei no início deste artigo abrange com precisão as realidades da meditação. Mentes destreinadas são incapazes de explorar intimamente um objeto mantido em sua psique sem que obstáculos internos sequestrem essa tentativa.

Às vezes, essas dificuldades abrangem todas as nossas sessões – por isso, pode ser mais correto dizer que tentamos meditar ou que estamos aprendendo a fazê-lo. Simplesmente mudar essa percepção pode evitar que o julgamento severo de nós mesmos surja diante de nossos aparentes fracassos.

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Na realidade, nossos obstáculos e desequilíbrios psicológicos são todo o caminho a seguir. Isso porque eles revelam o que normalmente não estaríamos prestando atenção, porque nossa atenção estava sendo lançada com uma lente mais ampla e mais grosseira.

Esses obstáculos também revelam uma verdade amarga: não podemos esperar 30 minutos por dia de salubridade para neutralizar 23,5 horas de caos interno.

Se você deseja realmente colher as recompensas da meditação, comporte-se como um monge. Sua primeira prioridade é a conduta corporal – restringindo seus sentidos do hedonismo desmiolado, conservando e canalizando sua energia em suas tarefas e controlando sua fala para não corromper seu humor.

Em seguida, desligue-se um pouco do mundo externo – estabilize sua consciência ao longo do dia, não permitindo que seja sequestrado pelo desejo ou aversão por objetos sensoriais, ideias e sensações. Observe de um nível mais profundo e superior do seu ser.

Aprenda a fazer isso e você interiorizará sua consciência o suficiente para abordar técnicas específicas de meditação, como shamatha ou vipassana.

Mesmo com uma motivação poderosa, como ascender pelo bem daqueles de quem você gosta, você terá dificuldades quando tentar executar * verdadeira * e adequadamente essas técnicas.

Quando isso acontecer, lembre-se disso: meditação não é algo que você faz. Isso acontece como resultado de causas e condições. Não há nada para desanimar se isso ainda não aconteceu, mas certamente há algo que posso fazer para que isso aconteça.

Uma amiga minha certa vez comentou como era fácil meditar quando estava no Himalaia. A vitalidade resplandecente das florestas antigas, as vibrações divinas de séculos de santos que praticam lá e uma sociedade não materialista contribuíram para um ambiente de super apoio.

Mas talvez haja algo igualmente profundo a ser desenvolvido na ausência de tudo isso – uma base sólida de disciplina ética entre distrações, compaixão para com pessoas difíceis e iludidas e previsão para tomar as decisões externas corretas para nosso mundo interior.

Acontece que essas podem ser a base inteira para uma prática de meditação bem-sucedida em primeiro lugar. Afinal, existe uma sequência definida que funcionou por milênios.

Diante disso, eu pessoalmente considero a meditação perfeita a única meditação – então eu não medito, não posso meditar e provavelmente não serei capaz de meditar por um tempo.

Mas estou muito mais interessado em explorar completamente por que esse é o caso, porque aí estão todas as recompensas inconcebíveis da vida consciente e contemplativa.